terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco de novela

A novela escolhida por mim é, e foi apresentada pela Rede Globo. Sinhá Moça trata de uma ficção que abordam os temas romances, traição, injustiça, vingança, e é importante ressaltar que em parte ela também nos mostra aspectos culturais e históricos, tal como relata o assunto escravidão.
A readaptação dessa novela passou no ano de 2006 e recentemente está no ‘vale a pena ver de novo’, os principais personagens são a Sinhá Moça e Rodolfo que ao longo da novela lutam para ficar juntos mesmo sendo contra a vontade do pai de Sinhá, dessa maneira, ao longo da novela são surpreendidos com fatos que despertam nossa atenção.
Destinados para todos os públicos, notamos que Sinhá Moça procura mostrar para os espectadores os valores como igualdade, liberdade e direito ao trabalho, dentre outros, assim o romance entre os personagens principais se caracterizam também pelos os temas acima abordados, já que ambos são abolicionistas. Fazendo-nos questionar se realmente o racismo ainda existem no mundo de hoje. Já que nos dissemos tão atuais.
Tratando-se de uma novela de época, as mulheres são apresentadas como seres submissos, suas vestes são vestidos longos seguidos sempre com um chapéu, os homens são apresentados como o responsável pela a casa, pelo o negócio e pelas as atitudes a serem apresentadas. As crianças quando do sexo masculino são fortemente influenciadas pelo o pai e as meninas ficam aos cuidados das mães, e os negros são consequentemente os mandados.
Durante os capítulos assistidos por mim, creio que não há nenhum estereótipo visivelmente por nós, pois é uma novela que revela mais características que dão ênfase aos sentimentos de amor, perdão e outros, pois, acredito que isso ocorra porque essa novela já foi transmitida alguns anos antes destinados também há outro público, e readaptada em 2006 e retransmitida nesse ano de 2010.
Desse modo, posso concluir citando que de certa maneira a novela Sinhá Moça nos faz refletir e interrogar sobre as nossas atitudes na sociedade, quanto ao respeito e valorização do ser humano, sendo ele branco, preto ou amarelo, pois querendo ou não a escravidão já não se faz mais presente entre nós e temos que aprender a valorizar e respeitar acima de tudo tal realidade. Dessa maneira Sinhá mostra influência e interfere em nossas opiniões e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário