sábado, 14 de agosto de 2010

A Televisão

A mídia na sociedade

Atualmente estamos analisando a televisão não apenas como meio de informação e diversão, hoje ela está sendo analisada como objeto de questionamento e reflexão. Até onde estamos deixando-nos ‘influenciar’ pela a mídia e todo esse excesso de informações? Bem, nessa primeira semana iremos procurar perceber e analisar de outro ângulo tudo aquilo que assistimos, para isso escolhi o programa “Show do Tom” que é apresentado na TV Record.
“Show do Tom” é um programa humorístico destinado para todo o público onde as pessoas contam piadas e participam de algumas brincadeiras no decorrer do programa. Por se tratar de uma espécie de show de piadas notamos que são muitos os valores do quais passam completamente despercebidos, pois nem sempre há o respeito de determinadas religiões, a sexualidade das pessoas são colocadas como verdadeiras fontes de piadas, a figura feminina é muita vezes desvalorizada e questões sociais que deveriam ser levadas com seriedade, como a política, acaba por se tornar o melhor alvo.
O interessante desse tipo de programas é que eles conseguem despertar a atenção da maioria de nós, nos fazendo assistir cada vez mais, assim nem sempre enxergamos que estamos nos deixando alienar sobre determinadas questões, como por exemplo, em nossos próprios valores morais. A TV nos ensina muitas coisas como clichês, linguagens e expressões corporais, e isso acaba por induzir grande parte de espectadores a desenvolverem as ‘manias’ dos personagens. A mídia possui tanta influencia em nosso meio social que muitas vezes acreditamos que a verdadeira felicidade está em possuir um corpo que seja bem visto pela a sociedade ou no próprio consumismo da sociedade.
Tudo que é desenvolvido na mídia revelam interesses de determinado grupo, seja ele durante um intervalo comercial ou no próprio programa em questão, contudo é importante frisar que atualmente as mídias, em especial a televisão, está desenvolvendo um importante papel de transmissora de opinião e informação mesmo possuindo tantos itens que necessitam ser melhorados por todos nós. Assim a TV hoje é um grande exemplo de poder, e infelizmente todos os programas de humor tende a usar das mesmas imagens e conteúdos para darem mais credibilidade à emissora e também para aumentar o número de espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário