quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lendo e Aprendendo

Já sabemos que a mídia é o principal meio de informação que atualmente move o mundo, as noticias chegam até nós em tempo real e muito rapidamente. Tudo que acontece globalmente nos é transmitido através da TV, mas até onde ela faz parte de nossas vidas e influenciam nossa opinião? Muitos de nós ainda não refletimos sobre isso.
‘O quarto poder’ do diretor Costa Gravas nos mostrou outra realidade da qual não nos damos conta: até onde a mídia é capaz de ir para crescer na audiência? Um jornalista que buscava novamente o auge de sua carreira se encontra diante de uma situação onde um homem desesperado para recuperar seu emprego se torna um bandido, e através dessa situação consegue transformar esse pequeno fato em um grande espetáculo transmitido pela TV. Um dos personagens principais, o jornalista Max Brackett começa a distorcer a realidade até mesmo usando da inocência do suposto criminoso Sam Baily, pois notamos que Max só queria se promover como jornalista e Sam só queriam ser ouvido por sua chefa e recuperar seu emprego.
Confesso que no decorrer do filme notei que havia momentos que o jornalista percebia que tinha perdido o controle da situação, creio que foi nesse momento que sua conduta pessoal se misturou com seu caráter pessoal, pois Max tentou diversas vezes convencer Sam para se entregar a policia, contudo seu desfecho foi muito ao contrário.
O documentário ‘Muito além do cidadão Kane’ nos reflete um tema mais real já que partiram de um verdadeiro acontecimento, segundo algumas pesquisas esse documentário foi proibido por decisão judicial porque tratava das relações da Rede Globo, Roberto Marinho, com política. Contudo, deve dizer que no decorrer do documentário observamos passo a passo como a Rede Globo foi crescendo e se tornando uma grande líder de audiência mundial, suas novelas sempre bem construídas revelavam grande índice de telespectadores que todo dia assistiam suas programações e que se sentiam como se também fizesse parte da programação, realidade essa que não mudou muito hoje.
Dessa maneira depois de analisar e refletir sobre o filme e o documentário, posso dizer que ambos retratam a mídia como objeto principal de reflexão, até onde podemos acreditar e confiar nas informações que ouvimos e vemos? Ambos os filmes revelam um lado jornalístico que nem sempre conhecemos que é essa capacidade de distorcer a realidade e transmitir nem sempre a verdade, e nós como espectadores nos desprendemos de nossas criticas e ingerimos determinadas informações sem absorvê-las e analisadas completamente, fato esse que precisa ser mudado e questionado por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário